Capa do jogo (versão americana)


Diretor: Keiichiro Toyama
Produtor: Gozo Kitao
Escritor: Keiichiro Toyama
Compositor: Akira Yamaoka
Desenvolvedor: Team Silent
Editora: Konami
Plataformas: PlayStation (disponível na PlayStation Store para PS3 e PSP)
Gênero: Survival Horror
Modos: Single Player
Lançamento: 31 de Janeiro de 1999 (América do Norte), 4 de Março de 1999 (Japão), 1 de Agosto de 1999 (Europa)

Silent Hill é o primeiro jogo da série de jogos de horror de sobrevivência psicológica Silent Hill. O jogo foi desenvolvido pela Team Silent e publicado pela Konami.

Foi lançado para o Sony PlayStation na América do Norte em 31 de janeiro de 1999. Foi relançado na PlayStation Store para PlayStation Portable e PlayStation 3, mas não para o PlayStation Vita (no entanto, ele pode ser jogado no Vita via PS3 Remote Play ou transferindo o jogo manualmente do PS3) ou do PlayStation 4.

Silent Hill 3 é uma sequência direta 17 anos após o jogo, enquanto Silent Hill Origins é uma prequência que acontece 7 anos antes do jogo. Silent Hill Shattered Memories é uma reimaginação do jogo ambientado em outro universo, compartilhando a premissa original do jogo.

O filme Silent Hill de 2006 é uma adaptação cinematográfica dos personagens e enredo do jogo, ambientado em um universo diferente.

JOGABILIDADE

O objetivo do jogador é guiar Harry Mason pela cidade árida de Silent Hill enquanto ele procura por Cheryl. A jogabilidade consiste em combate, exploração e resolução de quebra-cabeças. A vibração do controlador é usada para indicar o batimento cardíaco de Harry e vai vibrar em baixa saúde.

O jogo usa "controles de tanque", onde o jogador deve imaginar que eles estão controlando Harry como um tanque. Harry pode pular para trás se o jogador segurar o quadrado e para baixo. Devido aos controles de tanque obrigatórios, é essencial que o jogador aprenda a atirar e caminhar de volta ao mesmo tempo.

Sistema de combate do jogo

O jogador deve entrar regularmente em uma tela de inventário para verificar a saúde de Harry, usar itens e equipar armas diferentes.

Harry confronta monstros em cada área com armas brancas e armas de fogo. Um rádio portátil alerta Harry para a presença de criaturas próximas com emissões de estática. A lanterna de Harry ilumina áreas escuras.

Embora o jogo não mencione isso, o jogo tem um menu de opções extra oculto. Para acessá-lo, abra o menu Opções e pressione L1, L2, R1 ou R2 para abrir um menu adicional. O jogador pode alterar a cor do sangue, ajuste de bala e muito mais aqui. Se o jogador não quiser segurar um botão para correr o tempo todo, ele pode mudar "Walk/Run Control" para "Reverse" para que Harry corra por padrão e segurar o botão irá andar.

CRÍTICAS

Silent Hill recebeu críticas positivas em geral, ganhando um total de 86/100 e 84,99% nos sites de classificação Metacritic e GameRankings, respectivamente. O jogo vendeu mais de dois milhões de cópias, o que garantiu a Silent Hill um lugar nos lançamentos orçamentais da PlayStation Greatest Hits.

Silent Hill teve um enorme impacto e legado no gênero survival horror desde o seu lançamento, mostrando o que os videogames de terror poderiam ser capazes. Em sua série, gerou mais sete capítulos principais, quadrinhos, dois filmes e mais. Também teve uma influência significativa sobre os jogos de vídeo baseados em horror e narrativa como um todo, mostrando a extensão de como as histórias de videogame podem ter emoção, profundidade, complexidade e significado. Notavelmente, o jogo toca em temas como família, religião, espiritualidade, pesar, etc.

Silent Hill foi o primeiro jogo de horror de sobrevivência em terceira pessoa totalmente em 3D (com exceção do jogo OverBlood, mas o "horror" e "medo" desse jogo é considerado inexistente). Em contraste, Resident Evil e Alone in the Dark usavam fundos pré-renderizados, enquanto o Clock Tower estava no 2.5D e tinha uma interface de apontar e clicar. Já o System Shock foi jogado de uma perspectiva em primeira pessoa, fazendo de Silent Hill um pioneiro do formato 3D em terceira pessoa.

Cenário totalmente em 3D

Enquanto os padrões atuais os datam, os gráficos de Silent Hill foram elogiados no seu tempo, mostrando o poder do Sony PlayStation. Névoa e escuridão foram muito usados ​​para disfarçar as limitações (distância de renderização) do hardware. Juntamente com as texturas granuladas e pixeladas, também de limitações de hardware, a maioria dos revisores sentiu que esses fatores funcionavam a favor do jogo; A IGN descreveu-o como "adicionando à atmosfera de dilapidação e decadência" e dando ao jogo uma sensação "distorção" e "arenosidade minuciosa".

O jogo também foi elogiado por seu uso do recurso de vibração do DualShock, que os comentadores comentaram adicionado à qualidade imersiva do jogo. O uso de iluminação e som do jogo também foi aplaudida por sua qualidade de construção de tensão.

Menos bem recebida foi a dublagem, que foi encontrada na média geral pelos revisores e acompanhada de longas pausas entre as linhas de fala que serviram para "estragar" a atmosfera. Alguns revisores também discordaram da história vaga, que deixou muitas perguntas sem resposta e, devido aos múltiplos finais de jogo, não forneceu nenhum fechamento real. Os controles de tanque e os ângulos de câmera também foram criticados por serem "desajeitados".